Buscar

Lentes Polarizadas

Por: Paulus Maciel

O artigo deste mês tem como objetivo contribuir com informações sobre características e benefícios das lentes solares polarizadas, tão comentadas no mercado óptico brasileiro neste ano de 2011.

Polarização da Luz:

Desde 500AC a luz é estudada e hoje sabemos que ela provém de ondas eletromagnéticas que vibram nas mais diversas direções, isso é, diversos ângulos de propagação ondulatória (fig.1). Para cada feixe ondulatório de luz existe um plano perpendicular, esta é a chamada “luz não polarizada”

Fig.1 – Luz não polarizada.

alt 

Os efeitos desagradáveis da luz não polarizada são percebidos em nosso dia a dia, onde quanto maior é a intensidade da luz no ambiente, maior é a percepção desses efeitos.

A luz não polarizada e seus efeitos podem ocorrer devido aos fenômenos de absorção, birrefringência, reflexão e espalhamento. O fenômeno de não polarização por reflexão é o mais explorado pelos fabricantes de lentes oftálmicas, já que a reflexão diurna, comercialmente chamada de “ofuscamento” é a mais percebida pelas pessoas em situações do dia a dia.

Polarizadores: 

altEdwin Land (Fig.2)

Por décadas os físicos estudaram formas de “anular” a polarização da luz. Os primeiros testes no início do sec.XX conseguiram polarizar ondas de rádio, comprimentos de onda muito mais longos que o espectro visível, porém em 1938, o físico americano Edwin Land (fig.2) “fez fortuna” ao criar o   “Polaróide”, filtro capaz de polarizar a luz.

O Polaróide é uma folha plástica com longas moléculas de hidrocarbonetos (composto químico constituído por átomos de carbono e hidrogênio). Este plástico é fortemente esticado, alinhando suas longas moléculas e depois mergulhado em iodo para que esta substância em contato com as moléculas contidas na folha se torne condutora elétrica, atraindo e absorvendo assim a luz para a direção preferencial das moléculas esticadas, tornando-a polarizada. (Fig.3)

alt 

Não polarização por reflexão:

Abordada constantemente pelos fabricantes de lentes oftálmicas, a não polarização da luz por reflexão ocorre quando a luz reflete em superfícies lisas diversas como capô de carro, água, areia ou estrada molhada, produzindo o desagradável efeito de ofuscamento visual (Fig.4 e 5).

alt 

(Fig.4 efeito da não polarização na água)   (Fig.5 efeito da não polarização no capô de carro)

Lentes Solares Polarizadas:

As lentes solares polarizadas são fabricadas pelo método carinhosamente chamado de sanduíche, onde o filtro polarizante é posto entre duas partes de lentes, portanto o mesmo está protegido contra riscos, umidade ou fissuras. (Fig.6)

alt(Fig.6 Composição da lente polarizada)

Todas as lentes de óculos polarizadas, até mesmo as monofocais precisam ser surfassadas, já que a posição de eixo de um provável astigmata precisa ser obtida neste processo pois a montagem do óculos deve estar alinhada para não alterar a posição ideal do filtro polarizante.

A posição adequada de fábrica do filtro polarizante é fundamental para se obter benefício máximo do produto. Uma lente polarizante girada fora de sua posição correta pode piorar ainda mais o efeito de ofuscamento. (Fig.7)

alt(Fig.7 posição do filtro)

Em lentes para óculos a posição do filtro deve simular uma persiana vertical, absorvendo as ondas horizontais (que causam o ofuscamento) e transmitindo as verticais polarizadas (Fig.8)

alt





(Fig.8 efeito de polarização por posição de filtro)

Benefícios:

Os benefícios das lentes solares polarizadas são maiores do que uma lente solar convencional, já que uma solar “padrão” irá apenas bloquear o UV e diminuir a intensidade da luz . As lentes polarizadas fazem tudo isso e vão além, já que eliminam o ofuscamento visual provocado pela reflexão da luz solar em superfícies lisas. (Fig.9)

alt(Fig.9)

É um mito pensar que lentes polarizadas são lentes apenas para pescar, já que não só na água ocorre o ofuscamento visual mas também em várias situações cotidianas como dirigir ou passear na rua por exemplo.

Não basta conhecer os benefícios da lentes solares polarizadas, é importante também encaixá-las sempre na necessidade de seu cliente, portanto a anamnese é fundamental para obtermos êxito na venda deste excelente valor agregado.

Alerte seu cliente que usar lentes polarizadas não é só uma questão de conforto e estética, mas também de segurança. Pesquisa sobre “Sensibilidade ao Contraste e Tempo de Reação com lentes tingidas e polarizadas durante a direção”, realizada pelo Instituto  Manhattan Vision Associates, associação para pesquisa em visão e oftalmologia, em 2009, concluiu que a lente polarizada melhora o tempo de reação de um motorista em 1/3 de segundo, permitindo parar um veículo 7 metros antes, a 80km/h.

São inúmeras argumentações que podem ser usadas para a venda de lentes polarizadas:

  1. Lentes solares que reduzem o desconforto da claridade
  2. Lentes que protegem 100% da radiação UV
  3. Podem ser usadas com anti reflexo na face interna para melhorar o contraste na leitura ao sol
  4. Podem ser utilizadas nas mais diversas atividades, desde caminhar na rua até praticar esportes e dirigir
  5. Tem cores e intensidades agradáveis e estéticas, podendo usar em óculos mais esportivos ou mais sociais
  6. Reduzem drasticamente o ofuscamento visual, aumentando a sua segurança ao caminhar e dirigir

 

Você pode sugerir outros temas para nossos artigos, bem como fazer críticas e elogios na sessão “fale conosco” de nosso site.

 

Um abraço e muito sucesso!

 

© 2014 - Centro Ótico | Todos os direitos reservados
Dicionário óptico | Termos de uso | Política de privacidade